Rafael Neder

Rafael Neder
Rafael Neder Barroca (Belo Horizonte, MG) é type designer, tipógrafo e professor. Formado em Design Gráfico pela UEMG (2003), Especialista em Marketing e Comunicação pelo UNI-BH (2005) e mestrando em Design pela Morumbi. Atua em projetos tipográficos desde 2005. Autor das tipografias Pixeleite, Discord e Eklipse entre outras.

Contato com a tipografia

Tipografia Matias
Sua primeira fonte, a Neder Pixeleite foi produzida a partir no workshop Tipografia Modular com Tony de Marco, e depois revisada e lançada pela foundry T26 com o nome reduzido a Pixeleite. Sua carreira, além disso, se desenvolvia através de seu envolvimento com a cena tipográfica de Belo Horizonte em grupos focados nas técnicas de impressão por letterpress.

Foi em 2006 quando participou de uma oficina no Palácio das Artes de Belo Horizonte que pela primeira vez conheceu um tipógrafo atuante, o Sr. Sebastião Bento, dono da Tipografia Liberdade na cidade do Jequitinhonha. Isso o motivou a ir para a Oficina Tipográfica São Paulo em 2007 afim de aprofundar seus conhecimentos na área.

Em 2008 Neder conheceu a Tipografia Matias, uma gráfica especializada em impressão tipográfica em Belo Horizonte, através do colega Flávio Vignoli, os dois foram até lá, a principio, para imprimir trabalhos pessoais. Mais tarde Neder e Vignoli passaram a ministrar oficinas tipográficas em parceria com o Seu Matias como forma de aumentar a renda da gráfica, já que os trabalhos de impressão tipográfica já não eram grandes atrativos comerciais. O trabalho de Neder se divide hoje entre o Design Gráfico, o magistério na FUMEC, a Tipografia Matias, produção de fontes e impressão tipográfica. Além disso ministra palestras em eventos como no Diatipo Natal em 2009, e Diatipo PE em 2010 entre muitos outros.

Fonte Pixeleite
Fonte Discord
Fonte Eklipse
Fonte Liberdade
Livro dos Tipógrafos

Produção Tipográfica

Entre seus trabalhos produziu 5 fontes, Pixeleite (2005), uma fonte pixelizada selecionada para a 8ª bienal Brasileira de Design Gráfico, Discord (2006), família com 16 fontes de estilos display bem variados e suporte de caracteres multilíngue, Eklipse (2009), fonte baseada em maiúsculas de corpo pesado, conta com suporte de caracteres multilíngue e mais de 60 ligaturas, participação em Nova Sans (2009, projeto de graduação em design gráfico de Francisco Martins). E a fonte institucional Liberdade, para o Circuito Cultural da Praça da Liberdade em BH.

Outros Projetos

Rafael também atua em projetos de impressão de livros, como é o caso de O Livro dos Tipógrafos, projeto criado em parceria com o Poeta e tipógrafo Guilherme Mansur, e Flavio Magnoli. O livro é uma celebração da arte e técnica de impressão tipográfica no estado de Minas Gerais, abordando histórias do passado e presente da cena tipográfica no estado.

Premiações

8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico - Tipografia - Pixeleite (2006)

10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico – Tipografia – Fonte Eklipse (2013)


Eventos

Diatipo Natal (2009)

Diatipo PE (2010)

Tipografias

Pixeleite (2005)

Discord (2006)

Eklipse (2009)

Nova Sans (2009)

Liberdade