Marconi Lima

Marconi Lima
Marconi Gomes Lima (Minas Gerais, 1973) é um designer gráfico e designer de tipos brasileiro.


Biografia

Trabalhou como diretor de arte e designer gráfico por 15 anos, após isso passou, também, a atuar como designer de tipos autodidata.
Adriane, lançada em 2007.

Seu primeiro projeto tipográfico foi a fonte Adriane Text, projetada entre 2006 e 2007. A fonte foi selecionada na categoria 'Família' na edição de 2008 da Bienal Latino-Americana de Tipografia, a Tipos Latinos, na qual fez uma palestra sobre o case de desenvolvimento da fonte, na sede brasileira da exposição, em São Paulo.

Adriane Text surgiu, inicialmente, como um projeto experimental de uma fonte serifada para uso em massa de texto, e vem sendo usada com êxito por diversas editoras nacionais e internacionais.

Em 2008 a versão Text ganhou uma variação para uso decorativo, a Adriane Lux. Essa versão remete às inscrições lapidares simulando o efeito tridimensional, característico dessa referência histórica. No ano de 2010 a Adriane Lux foi selecionada na categoria 'Título' na Bienal Tipos Latinos. Desta vez, Marconi foi a Belém do Pará realizar palestra sobre o projeto selecionado.

Em sua rápida passagem, no ano de 2010, como typedesigner da Dalton Maag, Marconi Lima participou no desenvolvimento de projetos importantes, tanto para clientes corporativos, quanto da expansão da biblioteca da empresa, com destaque para a fonte Elevon.

No ano de 2013 foi lançada uma outra versão para títulos e textos curtos - a Adriane Swash - uma fonte que contêm glifos com terminações fluidas e delicadas.

O último projeto lançado por Marconi Lima foi a superfamília 'Pétala Pro'. Uma fonte com 18 variações de peso/estilo - de Thin ao Black, vários glifos alternativos, numerais, símbolos, entre outras funcionalidades acessíveis via programação OpenType. A Pétala Pro foi selecionada na categoria 'Texto', na TL 2014 e, está entre as dez melhores fontes para web lançadas em 2013, além de ter obtido várias outras distinções de sites especializados em tipografia digital.

Marconi Lima dirige a sua fundição - TypeFolio Digital Foundry - um estúdio de criação, customização e distribuição de tipografias de atuação internacional.


Tipografias

Adriane Text (2006/2007)
Petala, lançada em 2013.

Adriane Lux (2008)

Elevon Corp (2012) em colaboração com Bruno Maag (Dalton Maag)

Adriane Swash (2013)

Pétala Pro (2013)


Premiações

2008 - Tipos Latinos (categoria Texto) - Adriane Text



2010 - Tipos Latinos (categoria Títulos) - Adriane Lux



2014 - Tipos Latinos (categoria Texto) - Pétala Pro