Fernanda Martins

Fernanda Martins
Fernanda Martins é typedesigner formada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP. Pós graduada em design gráfico e tipografia, na Basel School of Design, Suiça. Além da produção de trabalhos na àrea design estratégico, sustentabilidade, design social, identidade visual e tipografia, também ministra oficinas de desenho tipográfico e aulas de tipografia na Miami Ad Scholl/ESPM. Em 1986 retomou as atividades da empresa de seu pai, Ruben Martins – a Forminform. Atualmente mora em Belém e é sócia da empresa Mapinguari Design.
Brasilia
Bananas
FMRuben
Graal
Transbrasil
Ultragaz
Paulista

Biografia

A história da Fernanda Martins no Design Gráfico brasileiro começa uma geração antes, com seu pai Ruben Martins. Ruben fundou um dos primeiros escritórios de design no Brasil, o Forminform que agregou a seus trabalhos nomes como Alexandre Wollner, Geraldo de Barros e Karl Heinz Bergmiller. O Forminform surgiu em 1958 em São Paulo e teve grande importância no design gráfico brasileiro, mas encerrou suas atividades em 1968 com a morte precoce de Ruben Martins. Em 1986, homenageando seu pai, Fernanda Martins reabre a Forminform. Atualmente a Forminform está sendo administrada por seu filho, em São Paulo.

De 2004 a 2009 Fernanda foi Diretora da ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos[6], e fez parte do Conselho de Ética nas gestões de 1999 a 2003.

Em 2004 mudou-se de São Paulo para o Pará e lá iniciou pesquisas sobre o letreiramento popular encontrado nos Barcos da Amazonia, que resultou em uma monografia para um especialização intitulada "Letras que Flutuam".

Em 2006 fundou a Mapinguari Design, juntamente com a designer Sâmia Batista. A empresa tem foco em design sustentável, desenvolvendo projetos que levam em conta uso de matéria prima local, redução de material, reaproveitamento e desmaterialização. Além de trabalhos com design em comunidades e associações de ribeirinhos, quilombolas.

É integrante do conselho editorial da Editora Serifafina, com foco em publicações de pequenas e médias tiragens voltadas para design, artes e comunicação.

Também atua como professora universitária, palestrando sobre tipografia e Design no Brasil e Exterior.

Educação

Universidade de São Paulo (1978–1982)[1] Bacharel em Artes Plásticas

Schule für Gestaltung Basel (1996–1998) [2] Pós Graduação em Design Gráfico e Tipografia

Universidade Federal do Pará (2007–2008) [3] Pós Graduação em Semiótica e Cultura Visual com a Monografia "Letras que Flutuam"

ESDI/UERJ - Escola Superior de Desenho Industrial (2013–2016) [4] Doutoranda em Filosofia (Ph.D.), História do Design

Trabalhos Acadêmicos

"Letras que Flutuam - O abridor de Letras e a Tipografia Vitoriana" [5]

Publicações

"Bembo - uma parceria que deu certo" da Coleção Qual é o seu tipo, Ed Rosari, 2003

Tipografias

Links Externos

LinkedIn - Fernanda Martins

Forminform Design

Luc Devroye - Fernanda Martins

Mapinguari Design

Imagetica.net

Colóquio Design Social & Sustentabilidade - 2012

Referências

  1. Universidade de São Paulo [1]
  2. Schule für Gestaltung Basel [2]
  3. Universidade Federal do Pará [3]
  4. ESDI/UERJ - Escola Superior de Desenho Industrial[4]
  5. Letras que Flutuam - O abridor de Letras e a Tipografia Vitoriana [5]