Fabio Lopez

Fabio Lopez

Fabio Lopez ou flopez (nascido em 1978, Rio de Janeiro) é designer e mestre pela ESDI. Atualmente sócio da empresa Crânio Incrível Design e freelancer em projetos de identidade, [tipografia], moda e ilustração.

Biografia

Tipografia Ryad
War in Rio

Fabio entrou na ESDI em 1996 integrando a turma 33 da escola, formou-se em 2001 com o projeto de graduação "Tipografia de Texto: pesquisa, planejamento e construção", durante o curso fundou com Gustavo Ferreira, Guilherme Capilé e Angelo Bottino, o coletivo Fontes Carambola, onde chegaram a criar quase 50 fontes exclusivas e tentaram seguir com o negócio de forma independente. Mas quando o negócio começou a ficar mais sério, a turma ficou dividida e resolveram manter as amizades e desfazer o coletivo.

A [tipografia] é uma área de grande interesse pessoal. Foi no curso de design gráfico na ESDI em 1998 que Fabio Lopez começou a desenvolver as primeiras experiências tipográficas. Durante 5 anos integrou a equipe de design da marca Redley. desenvolvendo estampas, identidades, eventos e outros produtos. A tipografia “Ryad” que foi desenvolvida ainda na Redley, foi escolhida como um dos destaques da primeira “Bienal Letras Latinas” de tipografia latino-americana. E também foi convidado a participar da mostra Catalysts que aconteceu junto a Bienal Internacional de Design de Lisboa, em 2005.

Fabio também é autor dos polêmicos projetos 'War in Rio', 'Bando Imobiliário Carioca' e 'Batalha na Vala'.

Em 2010 e 2012 atuou como jurado brasileiro da Bienal Latino-Americana de Tipografia Tipos Latinos e hoje é coordenador técnico da Bienal no Brasil.

Seus trabalhos já participaram de exposições e publicações no Brasil e exterior. Professor de Artes e Design da PUC-Rio e do curso "Typofreaks - tipografia diferente". Em 2010 fez parte da equipe da agência Tátil Design, onde atuou como designer independente integrando a equipe de criação da marca dos jogos Olímpicos Rio 2016.

Em seu perfil no issuu, um manual acadêmico e muito rico com 214 páginas, quase 300 imagens, 50 referências bibliográficas, mais de 80 links e diversas ferramentas teóricas de grande utilidade. O tutorial flopez aborda os temas: naming, identidade visual, [tipografia], diagramação e vetor.

Produções Tipográficas

Em seu perfil no flickr existem diversos desenhos tipográficos criados, são eles:

Exposições e premiações

  • 2012 - 1º lugar no Concurso de Identidade Visual do Centro Carioca de Design - CCD, realizado pela Subsecretaria de Patrimônio Cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro.
  • 2009 - Selecionado para a 9ª Bienal de Design Gráfico da ADG Brasil com o projeto War in Rio.
  • 2004 - Destaque na categoria Tipografia com a fonte de texto "Colonia", 7ª Bienal de Design Gráfico da ADG Brasil.
  • 2004 - Destaque na categoria Experimental da bienal latino-americana de tipografia com a fonte "Ryad" na Bienal Letras Latinas.

Perfis profissional

Linkedin: twitter: Site pessoal: Portfólio: Blog sobre o War in Rio: Blog sobre selos holandeses: Issuu: Tumblr:

Referências

flickr

Design Brasil (Dez/2007):

Tipograficamente (Dez/2005):