Elesbão & Haroldinho

Elesbão e Haroldinho
José Bessa 'Elesbão' e Claudio Reston 'Haroldinho' atuavam como músicos, escritores e designers brasileiros na parceria Elesbão e Haroldinho.

Atualmente, vivem e trabalham no Rio de Janeiro e são sócios no estúdio Visorama

História

Claudio Reston e José Bessa são designers gráficos por formação. A dupla, Elesbão e Haroldinho dizáin, é conhecida por projetos como o Design de Bolso (DDB), um pequeno manifesto gráfico que discutia temas sobre música, design e cultura, inicialmente publicado em 1997. A direção artística trazia atividades para o leitor participar, composições experimentais e cômicas. Monocromática, feita toda em branco e preto, o Design de Bolso foi impresso desde 1997 até 2003 e ainda hoje pode ser visto na internet em formato .pdf[1]. Ele incorporava uma única família de fontes em cada edição. Uma série de cartazes em branco e preto e em cor, foram produzidos paralelamente com o DDB.

"Las Fabulosas Formigas Tipográficas", vídeos commissionados pela MTV é outro projeto conhecido pela dupla, também monocromático aonde o diálogo com a tipografia e a música é o foco principal do projeto. A Ópera Gráfica feita em 2001 para o encerramento do evento multimedia 'Freak Show' foi um experimento tipográfico, parte da fonthouse Tipopótamo Fontes. Reston e Bessa foram inspirados nos trabalhos de Aloísio Magalhães, David Carson, Win Crouwell, Ricardo Leite e entre outros. Revistas Etápes como publicaram trabalhos da parceria Elesbão e Haroldinho.

Tipografia

Tipopótamo Fontes o catálogo de fontes produzido durante a parceria foi reconhecido como um dos 250 envios mais importantes recebidos em dez anos por Emigre


Hoje

A dupla é baseada no Rio de Janeiro, produzem trabalhos no Visorama [2], um estúdio carioca compartilhado por sócios. Siguem com projetos multidisciplinares aplicados em desfiles, séries animadas, mídia interativa, documentários, clipes e publicidade. José Bessa 'Elesbão' segue com seu blog pessoal aonde escreve e divulga novidades sobre temas particulares e específicos e Claudio Reston 'Haroldinho' mantém um site com trabalhos e comissões tipográficas aplicadas manualmente.

Ligações externas

Visorama [3] Bricabraque Chacundum Las Fabulosas Formigas Tipográficas

'Referências

  1. Design de Bolso em pdf[1]
  2. Visorama[2]